Receitas

Loja Online

Bacalhau à Florência

6

São 1001 receitas de bacalhau para preparar e esta, não fica atrás: Bacalhau à Florência. Vamos preparar? Veja aqui a receita completa!

Ingredientes

800 g de postas de bacalhau demolhado ultracongelado Riberalves
1 kg de batatas
400 g de folhas de espinafres
1 cebola grande
3 dentes de alho
4 ovos
80 g de farinha
50 g de margarina
2 colheres de sopa de azeite
2 folhas de louro
Noz-moscada q.b.
Sal e pimenta q.b.
Pão ralado para polvilhar

Modo de Preparação

São 1001 receitas de bacalhau para preparar e esta, não fica atrás: Bacalhau à Florência. Vamos preparar? Veja aqui a receita completa!

Descongele as postas de bacalhau e leve-as depois a cozer em água com as folhas de louro. Retire-as, deixe-as amornar e lasque-as rejeitando peles e espinhas. Passe a água de cozer pelo passador de rede e reserve 8 dl.

Lave as batatas com a casca e leve-as a cozer em água temperada de sal, juntamente com os ovos lavados. Depois de ferver durante 12 minutos, retire os ovos e coloque-os a arrefecer numa tigela com água fria. Deixe acabar de cozer as batatas, escorra-as, deixe-as amornar, retire-lhes a pele, deixe-as arrefecer e corte-as em rodelas.

Descasque e lave a cebola e os alhos, corte a cebola em meias luas finas e pique os alhos. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando até que comece a ficar douradinho. Junte depois os espinafres, mexendo sempre até que fiquem salteados, tempere com sal e pimenta, retire, coloque num passador de rede e deixe escorrer bem.

Ferva os 8 dl da água de cozer o bacalhau e tempere com noz-moscada, sal e pimenta se necessário. Derreta a margarina num tacho, polvilhe com a farinha, mexa até ficar bem dissolvida e deixe cozinhar, adicionando a água da cozedura, aos poucos e mexendo continuamente até ficar cremoso. Se ficar com grumos, triture com a varinha.

Deite a mistura dos espinafres num tabuleiro de louça ou pirex, junte por cima o bacalhau, as batatas e os ovos cozidos também cortados em rodelas, regue com o molho que preparou, polvilhe com pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 220 ºC até que fique douradinho. Retire e sirva quente.

PRONTO A SABER BEM!

Produtos utilizados

Outras receitas