Receitas

Loja Online

Bacalhau no forno às especiarias com puré de mandioca

3

Uma receita saborosa, bonita e saudável com o melhor bacalhau de cura portuguesa: Bacalhau no forno com puré de mandioca. Bora preparar?

Ingredientes

3 Lombos de Bacalhau Riberalves
Azeite q.b.
1 c. de sopa de mistura de grãos de pimenta
2 c. de sopa de salsa e coentros secos
1 kg de mandioca
Sal q.b.
1 c. de sobremesa de açafrão em pó
100 ml de leite de coco
1 cebola pequena
Cebolinho q.b.

Modo de Preparação

Que tal preparar um Bacalhau no forno às especiarias com puré de mandioca, para aqueles dias especiais?

Descongele os lombos de bacalhau, passe por água fria corrente e seque bem com papel absorvente. Disponha numa assadeira com azeite e rode os lombos de bacalhau para untar todos os lados com azeite. Deixe a pele para baixo.

No almofariz, desfaça grosseiramente a mistura de pimentas com as ervas secas e coloque no cimo dos lombos, pressionando bem. Leve a assar ao forno pré-aquecido a 180° C por 15 a 20 minutos (até o bacalhau separar as lascas).

Descasque a mandioca, corte em quartos no sentido longitudinal para retirar o filamento do meio e corte em cubinhos. Coza em água abundante com sal até ficar macia (20 a 25 minutos). Depois, escorra deixando o equivalente a uma chávena de café da água de cozer a mandioca na panela e esmague a mandioca com um esmagador para puré de batata ou com um garfo, até obter um puré, acrescentando mais água de cozer a mandioca se necessário.

Misture bem o açafrão em pó com o leite de coco.

Amoleça num fio de azeite a cebola picada finamente, acrescente o puré de mandioca e o leite de coco com açafrão. Mexa muito bem em lume brando a médio por 1 a 2 minutos, retifique os temperos, acrescente cebolinho picado em abundância, misture e sirva de imediato com os lombos de bacalhau assados, cebolinho picado e uma salada verde.

Está pronto o Bacalhau no forno com puré de mandioca!

PRONTO A SABER BEM!

Produtos utilizados

Outras receitas