Receitas

Loja Online

Torta capixaba de Bacalhau

4

Uma receita brasileira muito especial feita com o melhor bacalhau de cura portuguesa: Torta capixaba de bacalhau. Vamos preparar?

Ingredientes

2 postas de bacalhau tradicional Riberalves
Azeite q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
400 g de tomate maduro
1 malagueta fresca pequena
1 c. de sopa de colorau
200 g de corações de palmito em conserva
1 azeitonas verdes sem caroço
200 g de miolo de camarão
Sal e pimenta preta q.b.
1 lima
hastes de cebolinho
6 pés de coentros
5 ovos

Modo de Preparação

Uma receita brasileira muito especial feita com o melhor bacalhau de cura portuguesa: Torta capixaba de bacalhau. Vamos preparar?

Descongele as postas de bacalhau e coza em água abundante por 5 a 7 minutos aproximadamente (dependendo da altura das postas).

Depois, escorra bem, retire pele e espinhas e lasque grosseiramente.

Amoleça em azeite a cebola e o alho picados. Depois, junte o tomate e a malagueta fresca picados finamente (com ou mais sementes conforme goste mais ou menos de picante) e cozinhe por 6 a 8 minutos, mexendo.

A seguir, acrescente o colorau, mexa, e depois os corações de palmito cortados em meias-luas e as azeitonas cortadas em quartos. Envolva com cuidado, adicione o miolo de camarão, tempere ligeiramente de sal e pimenta preta moída no momento e cozinhe por 1 minuto apenas para envolver sabores.

Por fim, acrescente as lascas de bacalhau, o sumo de lima, o cebolinho e os coentros picados, um ligeiro fio de azeite, envolva tudo e desligue.

Deite o preparado anterior num recipiente de barro.

Bata as claras em castelo com uma pitada de sal, a seguir junte as gemas uma a uma e bata numa velocidade baixa, apenas para envolver tudo. Disponha a espuma de ovos sobre o preparado de bacalhau e leve a forno pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos aproximadamente.

Está pronto a sua Torta Capixaba de Bacalhau. Sirva de imediato com coentros frescos.

PRONTO A SABER BEM!

Produtos utilizados

Outras receitas